Rumores de que a Apple estaria trabalhando em buscador próprio para deixar Google de lado

COMPARTILHE:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Foto: Caio Resende/Pexels

Por Canaltech

Você provavelmente já sabe que o Google paga à Apple para se manter como o buscador padrão nos sistemas da companhia. Em 2018, a Gigante das Buscas teria pago cerca de US$ 9,46 bilhões à Maçã em custo de aquisição de tráfego (TAC). Valor maior do que a própria Apple somou com assinaturas do iCloud e Apple Music.

Não se sabe qual foi a soma paga no ano passado, mas a expectativa é que tenha sido um valor maior. Pode ser que as assinaturas de serviços da Maçã tenham superado o pagamento do TAC, mas de qualquer forma parece um pouco prematuro dizer que a Apple não precisa do dinheiro do Google, apesar de ter se tornado uma empresa de US$ 2 trilhões recentemente.

O primeiro argumento da publicação pode até parecer forçado, mas não podemos dizer o mesmo do restante. Há sinais de que a Maçã esteja investindo no desenvolvimento de “Apple Search”. O próprio Coywolf mostrou que a companhia divulgou vagas na área de engenharia de buscas e as atualizações no rastreamento do AppleBot indicam que a companhia começou a varrer a web para indexar sites, inclusive publicando uma espécie de guia de SEO para webmasters saberem como suas páginas podem ser encontradas pelo sistema.

Por fim, há também a questão do buscador Spotlight, um mecanismo interno dos sistemas da Apple, que no iOS 14 beta passou a mostrar uma lista de sites sobre o assunto pesquisado em vez de resultados da web que levam à busca do Google.

Com um sistema de busca próprio, a Apple pode prometer mais privacidade a seus usuários, além de entregar resultados de busca voltados àquilo que a empresa acredita ser mais útil para eles. De quebra, evita problemas com órgãos reguladores europeus que se esforçam para evitar práticas consideradas anticompetitivas, reduzindo o monopólio do Google no que se refere a buscas — fora a possibilidade de criar uma nova frente de disputa com a rival de Mountain View.

TALVEZ QUEIRA VER...