A devoção toma conta de Castanhal na 26ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré

Início » A devoção toma conta de Castanhal na 26ª Romaria de Nossa Senhora de Nazaré
Foto: Érica Teixeira
Foto: Érica Teixeira / 2019
Entrevista com Dom Carlos Verzeletti

A Romaria de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal, marcada para este final de semana, reúne milhares de devotos em uma expressão de fé e comunhão. Dom Carlos Verzeletti destacou a importância da união em tempos de divisão, mencionando que Nossa Senhora simboliza essa comunhão, reunindo os fiéis em torno de um objetivo comum.

A programação começa no sábado com uma grande carreata de 56 km, partindo da Praça dos Doze Apóstolos e terminando na Praça São José, onde ocorrerá a tradicional troca do manto. No domingo, a procissão sai da Praça São José às 6h e segue até a Catedral, onde será celebrada a missa pelo bispo emérito de Parintins, Dom Juliano Frigine. Após a missa, os fiéis continuarão até o Santuário de Apeú, encerrando um fim de semana de devoção e renovação da fé.

A 26ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal será realizada no próximo domingo, 20 de outubro, reunindo mais de 300 mil devotos da padroeira dos paraenses, especialmente da Cidade Modelo e de toda a região.

As peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré começaram no dia 31 de agosto, visitando residências e empresas dos fiéis marianos. Essas visitas foram um momento de preparação espiritual para a grande Romaria.

A partir desta segunda-feira, 14 de outubro, o Santo Terço será rezado diariamente ao redor da Catedral, sempre às 18h.

E no final de semana

No sábado, 19 de outubro, a programação começa às 8h com uma carreata, durante a qual a imagem de Nossa Senhora de Nazaré visita as paróquias de Castanhal.

O percurso pelos bairros termina por volta das 18h na Paróquia de Sant’Ana, na vila do Apeú, onde ocorre a missa campal.

Em seguida, a imagem é acompanhada por motociclistas até a Matriz de São José.

Na praça da Matriz, após o traslado, acontece a tradicional troca do manto, e a imagem pernoita na Matriz de São José.

No domingo, 20 de outubro, dia da Romaria, a imagem retorna em procissão para a Catedral, onde será celebrada uma missa, e de lá segue em procissão até a vila do Apeú.

Um dos símbolos marcantes da Romaria de Castanhal é a berlinda, que faz o trajeto em uma Maria Fumaça, rememorando o trem da antiga linha Belém-Bragança.

Post navigation

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *